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http://hdl.handle.net/11422/295
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Leandro, Anita Matilde Silva | - |
dc.contributor.author | Barreto, Leandro Nascimento da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2016-05-09T18:44:41Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:04:30Z | - |
dc.date.issued | 2014-12-05 | - |
dc.identifier.citation | BARRETO, Leandro. Crítica do olhar: uma análise sobre a construção da memória na montagem de Respite, de Harun Farocki. 2014. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/295 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Análise fílmica | pt_BR |
dc.subject | Audiovisual | pt_BR |
dc.subject | Imagem | pt_BR |
dc.title | Crítica do olhar: uma análise sobre a construção da memória na montagem de Respite, de Harun Farocki | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5351274699968743 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ramos, Maria Guiomar Pessôa de Almeida | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1510363787054390 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Abreu, Leandro Pimentel | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4456033954031120 | pt_BR |
dc.description.resumo | A utilização de imagens de arquivo consiste em uma prática observada nas obras de realizadores dedicados ao documentário histórico, sendo Harun Farocki um dos maiores expoentes do gesto de retomada. Em Respite, o cineasta apoia-se na montagem para analisar as imagens feitas em Westerbork, em 1944. O que se resulta dessa operação é a reescrita da história e a revisão do passado, que apontam para a necessidade de reelaboração da memória. Nesse contexto, a montagem marca a participação do cinema no processo historiográfico e ajuda a sociedade a refletir sobre os fatos de outrora. Mesmo com toda a importância das imagens na atividade da rememoração, há quem queira excluí-las do campo do conhecimento. Em detrimento das representações imagéticas, colocam-se as palavras como o único meio para se conhecer a verdade, abrindo, assim, espaço para o silêncio que espreita a história da Shoah. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação - Radialismo |
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