Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/295
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Crítica do olhar: uma análise sobre a construção da memória na montagem de Respite, de Harun Farocki
Author(s)/Inventor(s): Barreto, Leandro Nascimento da Silva
Advisor: Leandro, Anita Matilde Silva
Abstract: A utilização de imagens de arquivo consiste em uma prática observada nas obras de realizadores dedicados ao documentário histórico, sendo Harun Farocki um dos maiores expoentes do gesto de retomada. Em Respite, o cineasta apoia-se na montagem para analisar as imagens feitas em Westerbork, em 1944. O que se resulta dessa operação é a reescrita da história e a revisão do passado, que apontam para a necessidade de reelaboração da memória. Nesse contexto, a montagem marca a participação do cinema no processo historiográfico e ajuda a sociedade a refletir sobre os fatos de outrora. Mesmo com toda a importância das imagens na atividade da rememoração, há quem queira excluí-las do campo do conhecimento. Em detrimento das representações imagéticas, colocam-se as palavras como o único meio para se conhecer a verdade, abrindo, assim, espaço para o silêncio que espreita a história da Shoah.
Keywords: Análise fílmica
Audiovisual
Imagem
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 5-Dec-2014
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: BARRETO, Leandro. Crítica do olhar: uma análise sobre a construção da memória na montagem de Respite, de Harun Farocki. 2014. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Appears in Collections:Comunicação - Radialismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LNSBarreto.pdf2.16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.