Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/2960
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSantos, Wilma Machado Soares-
dc.contributor.authorSilva, Victor Rocha Rodrigues da-
dc.date.accessioned2017-09-29T18:46:27Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:41Z-
dc.date.issued2001-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/2960-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeis de Newtonpt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectMágicapt_BR
dc.titleO ensino de física através da mágicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorCo1Soares, Vitorvani-
dc.description.resumoExplora de maneira aprofundada conceitos físicos complexos – como, por exemplo, a massa inercial – utilizando a mágica como recurso didático motivador de acordo com as propostas dos PCN. E formulado um modelo físico para elucidar a mágica, conhecida pelo título de “Estaca Mortal”, onde são analisadas as Leis de Newton. O experimento “Estaca Mortal” foi aplicado como instrumento de motivação em turmas da 1" série do Ensino Médio nos colégios Santo Inácio (RJ) e Tamandaré (RJ). Um questionário conceitual foi aplicado nas turmas, após breve discussão com os estudantes dos conceitos físicos envolvidos no experimento. Os resultados obtidos no questionário aplicado foram analisados para avaliar o valor da proposta pedagógica, onde especial atenção foi dada ao processo pelo qual a aprendizagem do conhecimento dos alunos se processa: (i) verificamos a capacidade dos alunos em reconhecer uma situação física nas mágicas apresentadas; (ii) a habilidade deles em estabelecer os conceitos físicos associados às mágicas; e observamos, ainda, (iii) a criatividade dos alunos em propor elou realizar experimentos que validem ou não as hipóteses levantadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VRRSilva.pdf1.67 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.