Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/2960
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : O ensino de física através da mágica
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Victor Rocha Rodrigues da
Tutor: Santos, Wilma Machado Soares
Tutor : Soares, Vitorvani
Resumen: Explora de maneira aprofundada conceitos físicos complexos – como, por exemplo, a massa inercial – utilizando a mágica como recurso didático motivador de acordo com as propostas dos PCN. E formulado um modelo físico para elucidar a mágica, conhecida pelo título de “Estaca Mortal”, onde são analisadas as Leis de Newton. O experimento “Estaca Mortal” foi aplicado como instrumento de motivação em turmas da 1" série do Ensino Médio nos colégios Santo Inácio (RJ) e Tamandaré (RJ). Um questionário conceitual foi aplicado nas turmas, após breve discussão com os estudantes dos conceitos físicos envolvidos no experimento. Os resultados obtidos no questionário aplicado foram analisados para avaliar o valor da proposta pedagógica, onde especial atenção foi dada ao processo pelo qual a aprendizagem do conhecimento dos alunos se processa: (i) verificamos a capacidade dos alunos em reconhecer uma situação física nas mágicas apresentadas; (ii) a habilidade deles em estabelecer os conceitos físicos associados às mágicas; e observamos, ainda, (iii) a criatividade dos alunos em propor elou realizar experimentos que validem ou não as hipóteses levantadas.
Materia: Leis de Newton
Ensino de física
Mágica
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES
Unidade de producción: Instituto de Física
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: nov-2001
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
VRRSilva.pdf1.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.