Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/2962
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | Clarice Lispector na sala de aula: um caminho para a formação do leitor literário |
| Author(s)/Inventor(s): | Trugano, Mônica Araujo |
| Advisor: | Pereira, Alessandra Fontes Carvalho da Rocha Kuklinski |
| Abstract: | Investiga as contribuições do gênero textual conto para a formação do leitor literário. Para isso, além de um estudo teórico sobre a importância do texto literário para a formação de leitores, bem como a importância de práticas adequadas em sala de aula, optou-se pela obra da escritora brasileira Clarice Lispector. Desta forma, este trabalho pretende apresentar algumas experiências de leitura literária realizadas em sala de aula, a partir de uma seleção de três contos da escritora: Cem anos de perdão, Uma esperança e Felicidade Clandestina, com estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino. Com uma escrita introspectiva, Clarice Lispector, em seus contos, parte de situações simples e cotidianas para alcançar reflexões internas e profundas. O foco de sua narrativa não está no tempo, no espaço e no que ocorre externamente, mas nas reações internas que suas personagens sofrem a esses acontecimentos que, a princípio, são simples e corriqueiros. Assim, investiga-se de que forma estas particularidades podem despertar interesse e contribuir para a formação do leitor literário, além de contribuir para o desenvolvimento crítico do jovem leitor. |
| Keywords: | Literatura brasileira Conto brasileiro Clarice Lispector Educação |
| Subject CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA |
| Production unit: | Faculdade de Letras |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | 2017 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Appears in Collections: | Letras - Literaturas |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| Trugano, M.pdf | 5.25 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.