Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/2962
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Clarice Lispector na sala de aula: um caminho para a formação do leitor literário |
Author(s)/Inventor(s): | Trugano, Mônica Araujo |
Advisor: | Pereira, Alessandra Fontes Carvalho da Rocha Kuklinski |
Abstract: | Investiga as contribuições do gênero textual conto para a formação do leitor literário. Para isso, além de um estudo teórico sobre a importância do texto literário para a formação de leitores, bem como a importância de práticas adequadas em sala de aula, optou-se pela obra da escritora brasileira Clarice Lispector. Desta forma, este trabalho pretende apresentar algumas experiências de leitura literária realizadas em sala de aula, a partir de uma seleção de três contos da escritora: Cem anos de perdão, Uma esperança e Felicidade Clandestina, com estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino. Com uma escrita introspectiva, Clarice Lispector, em seus contos, parte de situações simples e cotidianas para alcançar reflexões internas e profundas. O foco de sua narrativa não está no tempo, no espaço e no que ocorre externamente, mas nas reações internas que suas personagens sofrem a esses acontecimentos que, a princípio, são simples e corriqueiros. Assim, investiga-se de que forma estas particularidades podem despertar interesse e contribuir para a formação do leitor literário, além de contribuir para o desenvolvimento crítico do jovem leitor. |
Keywords: | Literatura brasileira Conto brasileiro Clarice Lispector Educação |
Subject CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA |
Production unit: | Faculdade de Letras |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 2017 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Letras - Literaturas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Trugano, M.pdf | 5.25 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.