Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/2962
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Clarice Lispector na sala de aula: um caminho para a formação do leitor literário
Author(s)/Inventor(s): Trugano, Mônica Araujo
Advisor: Pereira, Alessandra Fontes Carvalho da Rocha Kuklinski
Abstract: Investiga as contribuições do gênero textual conto para a formação do leitor literário. Para isso, além de um estudo teórico sobre a importância do texto literário para a formação de leitores, bem como a importância de práticas adequadas em sala de aula, optou-se pela obra da escritora brasileira Clarice Lispector. Desta forma, este trabalho pretende apresentar algumas experiências de leitura literária realizadas em sala de aula, a partir de uma seleção de três contos da escritora: Cem anos de perdão, Uma esperança e Felicidade Clandestina, com estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino. Com uma escrita introspectiva, Clarice Lispector, em seus contos, parte de situações simples e cotidianas para alcançar reflexões internas e profundas. O foco de sua narrativa não está no tempo, no espaço e no que ocorre externamente, mas nas reações internas que suas personagens sofrem a esses acontecimentos que, a princípio, são simples e corriqueiros. Assim, investiga-se de que forma estas particularidades podem despertar interesse e contribuir para a formação do leitor literário, além de contribuir para o desenvolvimento crítico do jovem leitor.
Keywords: Literatura brasileira
Conto brasileiro
Clarice Lispector
Educação
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Production unit: Faculdade de Letras
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2017
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Letras - Literaturas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Trugano, M.pdf5.25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.