Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2975
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Manchetes, títulos e suas formas de expressão: uma pesquisa histórica pelos uivos impressos idiotas da objetividade e outros modos de ver
Autor(es)/Inventor(es): Cunha, Diogo da Silva
Orientador: Costa, Cristiane Henriques
Resumo: Considerando o título um elemento de suma importância na história da imprensa diária, o trabalho analisa as diferentes formas de enunciação dos títulos e manchetes em jornais cariocas das décadas de 20 e 50. Os jornais analisados são Correio da Manhã e Crítica, na década de 20 e Diário Carioca e Última Hora, na década de 50. É feita uma análise específica nos títulos do gênero de Fait-Divers, por ser este fortemente presente nos jornais pesquisados, com seus títulos apresentando características peculiares, além de ter uma relação íntima com o sensacionalismo, que tem no título o substrato ideal para se expressar. Procura-se saber as diferenças de enunciação nos títulos das duas décadas e entre os jornais das mesmas décadas, tendo como referência o fato de o jornalismo impresso ter sofrido grandes transformações no início da década de 50, de modo que se busca saber as implicações dessas transformações nos títulos.
Palavras-chave: Linguagem jornalística
Análise do discurso
Midia impressa
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 8-Dez-2011
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CUNHA, Diogo da Silva. Manchetes títulos e suas formas de expressão: uma pesquisa histórica pelos uivos impressos idiotas da objetividade e outros modos de ver. 2010. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DCUNHA.pdf440.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.