Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/2977
Type: Dissertação
Title: Expansão urbana e estruturação de bairros do Rio de Janeiro: o caso de Botafogo
Author(s)/Inventor(s): Santos, Sergio Roberto Lordello dos
Advisor: Bernardes, Lysia Maria Cavalcanti
Abstract: Análise da evolução do bairro de Botafogo como estudo exemplificativo da formação e estruturação de bairros da Cidade do Rio de Janeiro; discussão da evolução urbana da cidade em geral, tendo Botafogo como estudo de caso e dos principais elementos estruturadores da área - condicionantes físicos, políticos, fundiários, composição social, dinâmica funcional - com vistas à montagem do painel evolutivo da área, a partir dos primeiros assentamentos da cidade. Destaque das principais consequências da ação dos elementos estruturadores na consolidação da área e no quadro de suas relações com as áreas (bairros) vizinhos e com o Centro da cidade. Identificação do papel atual do bairro no quadro da estrutura interurbana, transformações recentes em função de elementos de impacto e principais tendências.
Abstract: The study aims to describe the evolution of the ''bairro" of Botafogo as an example of the developing of Rio de Janeiro City in ''bairro" units that formed its internal structure. It brings to discussion the urban evolution of the city in general through Botafogo as a case study remarking the main elements that have structured the "bairro" and their influence in its evolution the internal structure of ''bairro de Botafogo" is then discussed through its economic, demographic, social, politic and institutional agents.
Keywords: Evolução Urbana
Planejamento urbano
Botafogo (Rio de Janeiro, RJ)
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::FUNDAMENTOS DO PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::HISTORIA URBANA
Program: Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional
Production unit: Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Jun-1981
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Planejamento Urbano e Regional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
78534.pdf30.53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.