Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/2977
Especie: Dissertação
Título : Expansão urbana e estruturação de bairros do Rio de Janeiro: o caso de Botafogo
Autor(es)/Inventor(es): Santos, Sergio Roberto Lordello dos
Tutor: Bernardes, Lysia Maria Cavalcanti
Resumen: Análise da evolução do bairro de Botafogo como estudo exemplificativo da formação e estruturação de bairros da Cidade do Rio de Janeiro; discussão da evolução urbana da cidade em geral, tendo Botafogo como estudo de caso e dos principais elementos estruturadores da área - condicionantes físicos, políticos, fundiários, composição social, dinâmica funcional - com vistas à montagem do painel evolutivo da área, a partir dos primeiros assentamentos da cidade. Destaque das principais consequências da ação dos elementos estruturadores na consolidação da área e no quadro de suas relações com as áreas (bairros) vizinhos e com o Centro da cidade. Identificação do papel atual do bairro no quadro da estrutura interurbana, transformações recentes em função de elementos de impacto e principais tendências.
Resumen: The study aims to describe the evolution of the ''bairro" of Botafogo as an example of the developing of Rio de Janeiro City in ''bairro" units that formed its internal structure. It brings to discussion the urban evolution of the city in general through Botafogo as a case study remarking the main elements that have structured the "bairro" and their influence in its evolution the internal structure of ''bairro de Botafogo" is then discussed through its economic, demographic, social, politic and institutional agents.
Materia: Evolução Urbana
Planejamento urbano
Botafogo (Rio de Janeiro, RJ)
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::FUNDAMENTOS DO PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::HISTORIA URBANA
Programa: Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional
Unidade de producción: Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: jun-1981
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Planejamento Urbano e Regional

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
78534.pdf30.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.