Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/2979
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A representação da violência na mídia e a experiência coletiva do crime: o caso da ocupação do Complexo do Alemão
Autor(es)/Inventor(es): Medeiros, Raquel Lima
Tutor: Vaz, Paulo Roberto Gibaldi
Resumen: Expõe como a criminalidade nas grandes cidades, especialmente no Rio de Janeiro, tem sido objeto de barganha política, além de legitimar estigmas da população pobre perante a classe média. Aliada a esta, a mídia atua de maneira peculiar na representação da violência urbana criando novas demandas de punibilidade e de recrudescimento penal. O sentimento de vulnerabilidade e medo da vitimização verificado de forma espetacular na classe média, passa a fundamentar narrativas maniqueístas, em que o criminoso não se sujeita mais às mesmas garantias do cidadão de bem. Ademais, a favela aparece como a principal fonte das mazelas urbanas, haja vista ter se tornado sinônimo de território sitiado pelo tráfico de drogas. Este, por sua vez, carrega com privilégio a carga de valores do crime e se torna o símbolo do inimigo – o traficante. Deste modo, procura-se evidenciar a institucionalização da experiência coletiva do crime, percebida no caso do Rio de Janeiro pela guerra ao terror do tráfico de drogas. Para exemplificá-la, a pesquisa se atém às construções discursivas de textos jornalísticos relativos à ocupação do Complexo de Favelas do Alemão, publicados em “O Globo” de 22 a 29 de novembro de 2010.
Materia: Violência
Jornalismo impresso
Complexo do Alemão (Rio de Janeiro, RJ)
Análise do discurso
O Globo (jornal)
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 7-jul-2011
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : MEDEIROS, Raquel Lima. A representação da violência na mídia e a experiência coletiva do crime: o caso da ocupação do Complexo do Alemão. 2011. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RMedeiros.pdf251.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.