Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/298
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O criminoso, o policial e a vítima no cinema brasileiro: a transformação da construção dos personagens desde a década de 60 até os anos 2010 à luz da passagem histórica da norma ao risco
Author(s)/Inventor(s): Galvão, Luíza Lopes
Advisor: Vaz, Paulo Roberto Gibaldi
Abstract: Este trabalho analisa através da historiografia do cinema brasileiro – da década de sessenta até os dias atuais – as transformações ocorridas nas formas como o personagem-criminoso, o personagem-vítima e o personagem- policial são representados. Encontramos no meio ficcional, que muitas vezes se pretende documental, um objeto de estudo para buscar compreender a mudança do pensamento social no que concerne à questão do risco. Para tal análise, nove filmes foram mobilizados. O assalto ao trem pagador (Roberto Farias – 1962), O bandido da luz vermelha (Rogério Sganzerla – 1968), Lucio Flávio, o Passageiro da agonia (Hector Babenco – 1977), Pixote, a lei do mais fraco (Hector Babenco – 1981), Cidade de Deus (Fernando Meirelles – 2002), Tropa de Elite (José Padilha – 2007), Última parada 174 (Bruno Barreto – 2008), Tropa de Elite 2 – O inimigo agora é outro (José Padilha – 2010) e Alemão (José Eduardo Belmonte – 2014).
Keywords: Cinema
Personagem
Análise fílmica
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 10-Dec-2014
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: GALVÃO, Luíza Lopes. O criminoso, o policial e a vítima no cinema brasileiro: a transformação da construção dos personagens desde a década de 60 até os anos 2010 à luz da passagem histórica da norma ao risco. 2014. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Appears in Collections:Comunicação - Radialismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia - Luiza - Final - Pré-texto (2 files merged).pdf471.63 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.