Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/2981
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBastos, Maria Teresa Ferreira-
dc.contributor.authorAlves, Camila Crespo-
dc.date.accessioned2017-10-06T19:35:40Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:39Z-
dc.date.issued2011-07-05-
dc.identifier.citationALVES, Camila Crespo. Na mira dos paparazzi: estratégias do real no imaginário da fama. 2011. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/2981-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPaparazzipt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectFotojornalismopt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.titleNa mira dos paparazzi: estratégias do real no imagináriopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8226265096151988pt_BR
dc.contributor.referee1Luz, Cristina Rego Monteiro da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9845102367219960pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Victa de Carvalho Pereira da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4096422316916519pt_BR
dc.description.resumoReflexão sobre a imagem apreendida pelos paparazzi, profissionais que ganham a vida registrando e vendendo fotografias não autorizadas de celebridades. Apresentadas como flagras da “vida como ela é”, as fotos destes caçadores de ilustres personalidades envolvem questões como o efeito do real, o uso da mídia na constituição de mitos e o voyeurismo oculto que estimula seu consumo. Quando o limite entre público e privado se torna tênue, há de fato um fetiche em torno das narrativas da intimidade. As estrelas, antes distantes, passam a se aproximar da vida ordinária: o herói dá lugar ao homem comum, a projeção é substituída pela identificação. O estudo visa abordar a obsessão de nossa sociedade pelos famosos e seu reflexo nos meios de comunicação. Se as discussões teóricas da fotografia contemporânea nos apontam caminhos que tornam voláteis a noção inicial da imagem, as fotografias obtidas pelos paparazzi, em contrapartida, acentuam o traço do registro feito como “prova”. Essa constatação pôde ser mapeada através do exercício de interpretação de algumas imagens clássicas de paparazzi internacionais e de entrevistas a quatro profissionais envolvidos diariamente na prática da experiência na cidade do Rio de Janeiro, reduto da fama no Brasil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CCAlves.pdf4.3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.