Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/2981
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Na mira dos paparazzi: estratégias do real no imaginário
Autor(es)/Inventor(es): Alves, Camila Crespo
Tutor: Bastos, Maria Teresa Ferreira
Resumen: Reflexão sobre a imagem apreendida pelos paparazzi, profissionais que ganham a vida registrando e vendendo fotografias não autorizadas de celebridades. Apresentadas como flagras da “vida como ela é”, as fotos destes caçadores de ilustres personalidades envolvem questões como o efeito do real, o uso da mídia na constituição de mitos e o voyeurismo oculto que estimula seu consumo. Quando o limite entre público e privado se torna tênue, há de fato um fetiche em torno das narrativas da intimidade. As estrelas, antes distantes, passam a se aproximar da vida ordinária: o herói dá lugar ao homem comum, a projeção é substituída pela identificação. O estudo visa abordar a obsessão de nossa sociedade pelos famosos e seu reflexo nos meios de comunicação. Se as discussões teóricas da fotografia contemporânea nos apontam caminhos que tornam voláteis a noção inicial da imagem, as fotografias obtidas pelos paparazzi, em contrapartida, acentuam o traço do registro feito como “prova”. Essa constatação pôde ser mapeada através do exercício de interpretação de algumas imagens clássicas de paparazzi internacionais e de entrevistas a quatro profissionais envolvidos diariamente na prática da experiência na cidade do Rio de Janeiro, reduto da fama no Brasil.
Materia: Paparazzi
Fotografia
Fotojornalismo
Cinema
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 5-jul-2011
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : ALVES, Camila Crespo. Na mira dos paparazzi: estratégias do real no imaginário da fama. 2011. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CCAlves.pdf4.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.