Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/308
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Utilização de arquétipos pela indústria cultural: o caso dos romances femininos vendidos em banca
Author(s)/Inventor(s): Fonseca, Luiz Felipe dos Santos
Advisor: Sovik, Liv Rebecca
Abstract: Ao verificar as estruturas industriais e a sistematização pela qual os romances femininos vendidos em banca se submetem durante sua produção, questiona-se a forma com que um produto cultural, resultado de fórmulas e padrões, pode atrair e manter um público consumidor. Para tanto, recorre-se à teoria de Jung sobre arquétipos e o inconsciente coletivo como forma de justificar o caráter ao mesmo tempo individual e coletivo do ato de consumo do produto cultural. Esta característica recai sobre os próprios meios de produção, elucidados por Morin e Martín-Barbero ao tratarem da constituição da indústria cultural. Partindo para um plano de análise mais específico, utiliza-se a concepção do mito talhada por Barthes para entender o mecanismo pelo qual o arquétipo pode ser projetado em um produto cultural. Finalizando o trabalho, a obra de Campbell elucida um dos arquétipos presentes no romance feminino Quem é essa garota?, de Lisa Plumley, com intuito de exemplificar o uso de arquétipos em produtos culturais.
Keywords: Produção editorial
Romance femino
Arquétipo
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Department : Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 23-Jun-2006
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: FONSECA, Luiz Felipe dos Santos. Utilização de arquétipos pela indústria cultural: o caso dos romances femininos vendidos em banca. 2006. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.
URI: http://hdl.handle.net/11422/308
Appears in Collections:Comunicação - Produção editorial

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
utilizacao_de_arquetipos_inicial (2 files merged).pdf423 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.