Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/3083
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSantos, Wilma Machado Soares-
dc.contributor.authorMagalhães, Murilo de Freitas-
dc.date.accessioned2017-10-31T16:51:43Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:46Z-
dc.date.issued2001-06-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/3083-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCampo elétricomagnéticopt_BR
dc.subjectConstrutivismo (Educação)pt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleUma proposta para ensinar física: o conceito de campo e a sua evolução históricapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoProposta alternativa para apresentar os conceitos de campo elétrico e magnético ao aluno do Ensino Médio, tendo como inspiração a Teoria Construtivista proposta por Ausubel e Novak. Não se trata somente de ensinar os alunos, mas sim de fazê-los aprender os complexos conceitos que estão envolvidos na noção de campo em Física. A História da Física – por apresentar os problemas que levaram à descoberta, seja, de um dado conceito – mostra os elementos que dão significado ao conceito. Por isso, acreditamos que ela possa ser integrada ao processo de ensino-aprendizagem significativo, tendo um papel auxiliar. A importância desses conceitos na pesquisa corrente em Física é ilustrada pelo Filtro de Wien.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::ELETRICIDADE E MAGNETISMO CAMPOS E PARTICULAS CARREGADASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MFMagalhaes.pdf5.25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.