Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/3083
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Uma proposta para ensinar física: o conceito de campo e a sua evolução histórica |
Autor(es)/Inventor(es): | Magalhães, Murilo de Freitas |
Orientador: | Santos, Wilma Machado Soares |
Resumo: | Proposta alternativa para apresentar os conceitos de campo elétrico e magnético ao aluno do Ensino Médio, tendo como inspiração a Teoria Construtivista proposta por Ausubel e Novak. Não se trata somente de ensinar os alunos, mas sim de fazê-los aprender os complexos conceitos que estão envolvidos na noção de campo em Física. A História da Física – por apresentar os problemas que levaram à descoberta, seja, de um dado conceito – mostra os elementos que dão significado ao conceito. Por isso, acreditamos que ela possa ser integrada ao processo de ensino-aprendizagem significativo, tendo um papel auxiliar. A importância desses conceitos na pesquisa corrente em Física é ilustrada pelo Filtro de Wien. |
Palavras-chave: | Campo elétricomagnético Construtivismo (Educação) Ensino médio |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::ELETRICIDADE E MAGNETISMO CAMPOS E PARTICULAS CARREGADAS |
Unidade produtora: | Instituto de Física |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | Jun-2001 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MFMagalhaes.pdf | 5.25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.