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Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Um estudo de osciladores para o ensino médio com vídeos didáticos
Author(s)/Inventor(s): Pinheiro, Fabio Soares
Advisor: Almeida, Maria Antonieta Teixeira de
Abstract: Os osciladores acoplados não são abordados no Ensino Médio porque necessitam do conhecimento de equações diferenciais. As equações diferenciais não fazem parte do currículo do Ensino Médio. Fizemos um estudo que utiliza vídeos didáticos, os aplicativos livres VirtualDub, ImageJ e o aplicativo Microsoft Excel, para ensinar de forma semiquantitativa, os osciladores harmônicos acoplados sem as equações diferenciais. Utilizamos para isto, o vídeo “Oscilações” [1] desenvolvido anteriormente no LADIF e os vídeos “Pêndulos acoplados” [2] e “Osciladores forçados” [3] que nós produzidos para este estudo. É possível observar no vídeo “Pêndulos acoplados” que eles não realizam, em geral, um movimento harmônico simples (MHS). Todavia, existem pelos menos duas formas de iniciar o movimento dos pêndulos acoplados onde eles realizam movimentos harmônicos simples (modos normais de oscilação). Mostramos também que o movimento geral dos pêndulos acoplados pode ser obtido somando-se as funções que descrevem os modos normais de oscilação dos pêndulos. A possibilidade de se visualizar os modos normais de osciladores acoplados com oscilações forçadas foi apresentada nos vídeos “Pêndulos acoplados” e “Osciladores forçados”. E finalmente, relacionamos de forma superficial o conteúdo desenvolvido à qualidade do som conhecida como timbre.
Keywords: Osciladores
Ensino médio
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES
Production unit: Instituto de Física
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2000
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Física

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