Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/3094
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Fenômenos térmicos contextualizados com o cotidiano do aluno
Author(s)/Inventor(s): Barcellos, Alexandre da Silva
Advisor: Santos, Wilma Machado Soares
Abstract: Apresenta algumas propostas de aulas para professores de física, servindo-lhes como instrumento na elaboração de uma aula mais diversificada, prática e criativa no campo da física que trata dos fenômenos térmicos. As propostas para as aulas são organizadas da seguinte forma: problematização do assunto a ser abordado na aula; perguntas – chaves sobre o dia a dia que sintetizam os conceitos importantes a serem apresentados; modelo para a avaliação dos conhecimentos prévios dos alunos; atividades em grupo que constam da montagem de um Kit experimental ou a leitura de um texto; explicação do funcionamento do Kit e sugestão para a avaliação da aprendizagem, onde o professor, através de uma pesquisa ou exercícios fará uma análise do aprendizado dos alunos. Sabendo que educação é constituída a partir de diversas realidades, que o aluno traz para a sala de aula experiências múltiplas e conceitos diversos sobre os fenômenos físicos, utilizo a metodologia de Ausubel para dar fundamento teórico – metodológico a esse trabalho. Também é apresentado um resumo histórico de como os conceitos de calor e temperatura evoluíram para o que são cientificamente aceitos nos dias de hoje. Reafirmo a necessidade permanente de relacionar o cotidiano dos alunos aos fenômenos naturais do dia a dia, para que possamos buscar caminhos capazes de estimular o aluno a criar e recriar, interpretar o mundo e agir nele de forma crítica.
Keywords: Termodinâmica
Metodologia de ensino
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::TRANSFERENCIA DE CALOR PROCESSOS TERMICOS E TERMODINAMICOS
Department : Instituto de Física
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2000
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/3094
Appears in Collections:Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ASBarcellos.pdf3,96 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.