Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/3094
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Fenômenos térmicos contextualizados com o cotidiano do aluno |
Autor(es)/Inventor(es): | Barcellos, Alexandre da Silva |
Tutor: | Santos, Wilma Machado Soares |
Resumen: | Apresenta algumas propostas de aulas para professores de física, servindo-lhes como instrumento na elaboração de uma aula mais diversificada, prática e criativa no campo da física que trata dos fenômenos térmicos. As propostas para as aulas são organizadas da seguinte forma: problematização do assunto a ser abordado na aula; perguntas – chaves sobre o dia a dia que sintetizam os conceitos importantes a serem apresentados; modelo para a avaliação dos conhecimentos prévios dos alunos; atividades em grupo que constam da montagem de um Kit experimental ou a leitura de um texto; explicação do funcionamento do Kit e sugestão para a avaliação da aprendizagem, onde o professor, através de uma pesquisa ou exercícios fará uma análise do aprendizado dos alunos. Sabendo que educação é constituída a partir de diversas realidades, que o aluno traz para a sala de aula experiências múltiplas e conceitos diversos sobre os fenômenos físicos, utilizo a metodologia de Ausubel para dar fundamento teórico – metodológico a esse trabalho. Também é apresentado um resumo histórico de como os conceitos de calor e temperatura evoluíram para o que são cientificamente aceitos nos dias de hoje. Reafirmo a necessidade permanente de relacionar o cotidiano dos alunos aos fenômenos naturais do dia a dia, para que possamos buscar caminhos capazes de estimular o aluno a criar e recriar, interpretar o mundo e agir nele de forma crítica. |
Materia: | Termodinâmica Metodologia de ensino |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::TRANSFERENCIA DE CALOR PROCESSOS TERMICOS E TERMODINAMICOS |
Unidade de producción: | Instituto de Física |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 2000 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Física |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ASBarcellos.pdf | 3.96 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.