Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/3128
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Motta, Vania Cardoso da | - |
dc.contributor.author | Dantas, Denize de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2017-11-08T13:43:29Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:21Z | - |
dc.date.issued | 2015-09 | - |
dc.identifier.citation | DANTAS, Denize de Oliveira. A pedagogia da terra: conhecendo a proposta político pedagógica do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra. 2015. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/3128 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação rural | pt_BR |
dc.subject | Trabalhadores rurais | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.title | A pedagogia da terra: conhecendo a proposta político pedagógica do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9019395807508288 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Gawryszewski, Bruno | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3879273506660211 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Magalhães, Ligia Karam Corrêa de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9487909514247094 | pt_BR |
dc.description.resumo | Observa a concepção de Pedagogia da Terra construída ao longo da história de luta pela reforma agrária no Brasil. Tendo em vista a própria dinâmica de luta que insere contradições e mediações, algumas indagações se impõem para além de conhecer a proposta da pedagogia da terra: de que maneira as políticas públicas aos assentados estão em consonância com os princípios da Pedagogia da Terra? Como avaliar concepções subjacentes a essas políticas nos programas de atendimento educacional às populações do campo? Temos que o INCRA procura administrar terras públicas a médio elongo prazo, identificar e registrar os assentamentos e as comunidades tradicionais quilombolas, com a missão de delinear a política agrária e realizar o ordenamento fundiário nacional, cooperando para o desenvolvimento sustentável. Diante da demanda do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) por um projeto específico de educação do campo, em 1998, o INCRA cria o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA). No entanto, o que se observou no decorrer desta pesquisa é que: a precariedade de condições favoráveis à manutenção e melhoria dos assentamentos ainda é patente, pois muitas escolas e propostas de intervenção agrária ainda precisam ser colocadas em prática de maneira a garantir a efetiva redistribuição da terra e a democratização do acesso à educação e políticas que garantam a integridade física; e o bem-estar dos assentados ainda está longe do ideal. Esta monografia faz o esforço de tentar compreender a proposta da Pedagogia da Terra em meio aos pontos de tensão entre Estado e políticas de desenvolvimento nacional, Estado e Movimentos do Campo e por último, a construção sólida de aparatos de luta do MST por uma educação popular e verdadeiramente agrária. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DODantas.pdf | 664.48 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.