Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/3128
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | A pedagogia da terra: conhecendo a proposta político pedagógica do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra |
Autor(es)/Inventor(es): | Dantas, Denize de Oliveira |
Orientador: | Motta, Vania Cardoso da |
Resumo: | Observa a concepção de Pedagogia da Terra construída ao longo da história de luta pela reforma agrária no Brasil. Tendo em vista a própria dinâmica de luta que insere contradições e mediações, algumas indagações se impõem para além de conhecer a proposta da pedagogia da terra: de que maneira as políticas públicas aos assentados estão em consonância com os princípios da Pedagogia da Terra? Como avaliar concepções subjacentes a essas políticas nos programas de atendimento educacional às populações do campo? Temos que o INCRA procura administrar terras públicas a médio elongo prazo, identificar e registrar os assentamentos e as comunidades tradicionais quilombolas, com a missão de delinear a política agrária e realizar o ordenamento fundiário nacional, cooperando para o desenvolvimento sustentável. Diante da demanda do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) por um projeto específico de educação do campo, em 1998, o INCRA cria o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA). No entanto, o que se observou no decorrer desta pesquisa é que: a precariedade de condições favoráveis à manutenção e melhoria dos assentamentos ainda é patente, pois muitas escolas e propostas de intervenção agrária ainda precisam ser colocadas em prática de maneira a garantir a efetiva redistribuição da terra e a democratização do acesso à educação e políticas que garantam a integridade física; e o bem-estar dos assentados ainda está longe do ideal. Esta monografia faz o esforço de tentar compreender a proposta da Pedagogia da Terra em meio aos pontos de tensão entre Estado e políticas de desenvolvimento nacional, Estado e Movimentos do Campo e por último, a construção sólida de aparatos de luta do MST por uma educação popular e verdadeiramente agrária. |
Palavras-chave: | Educação rural Trabalhadores rurais Políticas públicas |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | Set-2015 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | DANTAS, Denize de Oliveira. A pedagogia da terra: conhecendo a proposta político pedagógica do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra. 2015. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DODantas.pdf | 664.48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.