Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/3130
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Fernández, Silvina Julia | - |
dc.contributor.author | Zava, Diana Hoelgebaum | - |
dc.date.accessioned | 2017-11-09T09:58:30Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:03:50Z | - |
dc.date.issued | 2015-11 | - |
dc.identifier.citation | ZAVA, Diana Hoelgebaum. A formação política do pedagogo: possíveis contribuições da participação dos estudantes no Centro Acadêmico de Pedagogia da UFRJ. 2015. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/3130 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Educação política | pt_BR |
dc.subject | Movimento estudantil | pt_BR |
dc.title | A formação política do pedagogo: possíveis contribuições da participação dos estudantes no Centro Acadêmico de Pedagogia da UFRJ | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4031711541635511 | pt_BR |
dc.description.resumo | Analisa a participação discente no Centro Acadêmico de Pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAPed-UFRJ) contribui ou não para a compreensão, por parte dos estudantes, da dimensão sociopolítica do educador, contribuindo assim com saberes imprescindíveis a sua formação profissional. Para empreender tal análise, foram explorados os seguintes conceitos, relacionados à formação do pedagogo: dimensão sociopolítica da educação e da formação do pedagogo, subjetividade e participação. O trabalho realizou-se com base em pesquisa qualitativa, cujo principal instrumento foram entrevistas semiestruturadas realizadas com oito estudantes que participaram no CAPed-UFRJ, no período do segundo semestre de 2009 ao segundo semestre de 2013. As discussões estão organizadas ao longo de três capítulos: o primeiro capítulo trata de forma geral da formação política do Pedagogo; já o segundo capítulo aborda a participação dos estudantes no Centro Acadêmico de Pedagogia da UFRJ e o último versa sobre as possíveis contribuições da participação no Centro Acadêmico para a formação política do pedagogo, na perspectiva dos estudantes de Pedagogia da UFRJ. A análise efetuada indica um panorama segundo o qual percebemos a necessidade de se pensar acerca da formação política do pedagogo oferecida pelo espaço do Centro Acadêmico, assim como destaca, com base em resultados diversos, a importância da participação destes estudantes na sua organização específica para o seu posterior exercício profissional. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DHZava.pdf | 863.55 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.