Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/3130
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFernández, Silvina Julia-
dc.contributor.authorZava, Diana Hoelgebaum-
dc.date.accessioned2017-11-09T09:58:30Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:50Z-
dc.date.issued2015-11-
dc.identifier.citationZAVA, Diana Hoelgebaum. A formação política do pedagogo: possíveis contribuições da participação dos estudantes no Centro Acadêmico de Pedagogia da UFRJ. 2015. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/3130-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducação políticapt_BR
dc.subjectMovimento estudantilpt_BR
dc.titleA formação política do pedagogo: possíveis contribuições da participação dos estudantes no Centro Acadêmico de Pedagogia da UFRJpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4031711541635511pt_BR
dc.description.resumoAnalisa a participação discente no Centro Acadêmico de Pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAPed-UFRJ) contribui ou não para a compreensão, por parte dos estudantes, da dimensão sociopolítica do educador, contribuindo assim com saberes imprescindíveis a sua formação profissional. Para empreender tal análise, foram explorados os seguintes conceitos, relacionados à formação do pedagogo: dimensão sociopolítica da educação e da formação do pedagogo, subjetividade e participação. O trabalho realizou-se com base em pesquisa qualitativa, cujo principal instrumento foram entrevistas semiestruturadas realizadas com oito estudantes que participaram no CAPed-UFRJ, no período do segundo semestre de 2009 ao segundo semestre de 2013. As discussões estão organizadas ao longo de três capítulos: o primeiro capítulo trata de forma geral da formação política do Pedagogo; já o segundo capítulo aborda a participação dos estudantes no Centro Acadêmico de Pedagogia da UFRJ e o último versa sobre as possíveis contribuições da participação no Centro Acadêmico para a formação política do pedagogo, na perspectiva dos estudantes de Pedagogia da UFRJ. A análise efetuada indica um panorama segundo o qual percebemos a necessidade de se pensar acerca da formação política do pedagogo oferecida pelo espaço do Centro Acadêmico, assim como destaca, com base em resultados diversos, a importância da participação destes estudantes na sua organização específica para o seu posterior exercício profissional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DHZava.pdf863.55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.