Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/3130
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A formação política do pedagogo: possíveis contribuições da participação dos estudantes no Centro Acadêmico de Pedagogia da UFRJ
Autor(es)/Inventor(es): Zava, Diana Hoelgebaum
Tutor: Fernández, Silvina Julia
Resumen: Analisa a participação discente no Centro Acadêmico de Pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAPed-UFRJ) contribui ou não para a compreensão, por parte dos estudantes, da dimensão sociopolítica do educador, contribuindo assim com saberes imprescindíveis a sua formação profissional. Para empreender tal análise, foram explorados os seguintes conceitos, relacionados à formação do pedagogo: dimensão sociopolítica da educação e da formação do pedagogo, subjetividade e participação. O trabalho realizou-se com base em pesquisa qualitativa, cujo principal instrumento foram entrevistas semiestruturadas realizadas com oito estudantes que participaram no CAPed-UFRJ, no período do segundo semestre de 2009 ao segundo semestre de 2013. As discussões estão organizadas ao longo de três capítulos: o primeiro capítulo trata de forma geral da formação política do Pedagogo; já o segundo capítulo aborda a participação dos estudantes no Centro Acadêmico de Pedagogia da UFRJ e o último versa sobre as possíveis contribuições da participação no Centro Acadêmico para a formação política do pedagogo, na perspectiva dos estudantes de Pedagogia da UFRJ. A análise efetuada indica um panorama segundo o qual percebemos a necessidade de se pensar acerca da formação política do pedagogo oferecida pelo espaço do Centro Acadêmico, assim como destaca, com base em resultados diversos, a importância da participação destes estudantes na sua organização específica para o seu posterior exercício profissional.
Materia: Formação de professores
Educação política
Movimento estudantil
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO
Unidade de producción: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: nov-2015
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : ZAVA, Diana Hoelgebaum. A formação política do pedagogo: possíveis contribuições da participação dos estudantes no Centro Acadêmico de Pedagogia da UFRJ. 2015. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DHZava.pdf863.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.