Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/3132
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Busca de consenso sobre a qualidade da educação pública brasileira: o Todos Pela Educação por uma perspectiva hegemônica de educação
Author(s)/Inventor(s): Cardoso, Ana Carolina da Silva
Advisor: Motta, Vania Cardoso da
Abstract: Analisa os mecanismos de hegemonização de determinada perspectiva de “qualidade” da educação básica pública brasileira. Desta forma intenta-se obter um maior esclarecimento sobre o Movimento Todos Pela Educação (TPE) e suas ferramentas difusoras de uma concepção particular de qualidade. Nesse contexto o Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira (IDEB), criado em meio a um conjunto de políticas educacionais do governo de Fernando Haddad voltado para o suposto “desenvolvimento da educação”, exerce papel central no processo de hegemonização da perspectiva empresarial de “qualidade” para educação. O interesse pelo estudo é motivado pela ausência de debates mais amplos sobre a temática em questão. Tendo em vista a existência de um processo de construção de um consenso em torno de uma determinada concepção de ‘qualidade’ da educação pública brasileira, consideramos importante ressaltar que a temática “qualidade” da educação pública situa-se num campo de disputas e correlações de forças. O estudo pauta-se na monografia de base, organizando informações prévias que servirão de base para futuros estudos. Sendo assim, realizamos uma revisão de literatura sobre o tema e, num segundo momento, trabalhamos com análises das reportagens realizadas pelo TPE, identificando os veículos, a abrangência e o volume de exposição. O estudo pretende contribuir como um encaminhamento para uma maior compreensão do TPE e de suas ferramentas de difusão da concepção particular de “qualidade” de educação.
Keywords: Ensino fundamental
Qualidade da educação
Políticas públicas
Política educacional
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2015
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: CARDOSO, Ana Carolina da Silva. Busca de consenso sobre a qualidade da educação pública brasileira: o Todos Pela Educação por uma perspectiva hegemônica de educação. 2015. 91 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ACSCardoso.pdf812.15 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.