Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/3132
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Busca de consenso sobre a qualidade da educação pública brasileira: o Todos Pela Educação por uma perspectiva hegemônica de educação |
Autor(es)/Inventor(es): | Cardoso, Ana Carolina da Silva |
Tutor: | Motta, Vania Cardoso da |
Resumen: | Analisa os mecanismos de hegemonização de determinada perspectiva de “qualidade” da educação básica pública brasileira. Desta forma intenta-se obter um maior esclarecimento sobre o Movimento Todos Pela Educação (TPE) e suas ferramentas difusoras de uma concepção particular de qualidade. Nesse contexto o Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira (IDEB), criado em meio a um conjunto de políticas educacionais do governo de Fernando Haddad voltado para o suposto “desenvolvimento da educação”, exerce papel central no processo de hegemonização da perspectiva empresarial de “qualidade” para educação. O interesse pelo estudo é motivado pela ausência de debates mais amplos sobre a temática em questão. Tendo em vista a existência de um processo de construção de um consenso em torno de uma determinada concepção de ‘qualidade’ da educação pública brasileira, consideramos importante ressaltar que a temática “qualidade” da educação pública situa-se num campo de disputas e correlações de forças. O estudo pauta-se na monografia de base, organizando informações prévias que servirão de base para futuros estudos. Sendo assim, realizamos uma revisão de literatura sobre o tema e, num segundo momento, trabalhamos com análises das reportagens realizadas pelo TPE, identificando os veículos, a abrangência e o volume de exposição. O estudo pretende contribuir como um encaminhamento para uma maior compreensão do TPE e de suas ferramentas de difusão da concepção particular de “qualidade” de educação. |
Materia: | Ensino fundamental Qualidade da educação Políticas públicas Política educacional |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL |
Unidade de producción: | Faculdade de Educação |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 2015 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | CARDOSO, Ana Carolina da Silva. Busca de consenso sobre a qualidade da educação pública brasileira: o Todos Pela Educação por uma perspectiva hegemônica de educação. 2015. 91 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ACSCardoso.pdf | 812.15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.