Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/3133
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSouza, Marta Lima de-
dc.contributor.authorCamberlin, Anna Carolina Reis-
dc.date.accessioned2017-11-09T10:40:25Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:51Z-
dc.date.issued2015-11-
dc.identifier.citationCAMBERLIN, Anna Carolina. Aquisição da língua escrita: uma análise sobre o uso da cópia em livro didático de alfabetização. 2015. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/3133-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.titleAquisição da língua escrita: o uso da cópia em livro didático de alfabetizaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2722126628502869pt_BR
dc.contributor.referee1Moura, Ana Paula de Abreu Costa de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1749607244537249pt_BR
dc.contributor.referee2Scofano, Reuber Gerbassi-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9838212020104691pt_BR
dc.description.resumoAnalisa no livro didático de alfabetização “Vivenciando a Linguagem” as propostas de atividades que contemplam o uso da cópia como apoio a apropriação do sistema de escrita alfabético da Língua Portuguesa. Foram observadas mudanças ocorridas nas práticas de alfabetização, mais especificamente nas últimas três décadas, que envolvem o ensino da leitura e da escrita, motivadas por um ensino que contempla práticas construtivistas e interacionistas. Nesse sentido, busca-se compreender a incidência de atividades que envolvam copiar, e investigar a ocorrência de mudanças nos objetivos de tais propostas, visto haver uma inclinação para se alcançar práticas que contemplem o letramento e que consequentemente forçam a produção de novos materiais didáticos que de fato funcionem como importantes instrumentos de apoio pedagógico em vez de contribuírem com práticas que, mesmo frente aos avanços teóricos na área, ainda contribuam com a manutenção de práticas didáticas tradicionais nas formas de alfabetizar. Foi utilizada como metodologia uma revisão bibliográfica acerca da contextualização da cópia na alfabetização e do uso do livro didático como recurso metodológico, para então efetivamente, revisar e analisar o livro didático em questão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLARpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ACRCamberlin.pdf916.85 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.