Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/3133
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Souza, Marta Lima de | - |
dc.contributor.author | Camberlin, Anna Carolina Reis | - |
dc.date.accessioned | 2017-11-09T10:40:25Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:03:51Z | - |
dc.date.issued | 2015-11 | - |
dc.identifier.citation | CAMBERLIN, Anna Carolina. Aquisição da língua escrita: uma análise sobre o uso da cópia em livro didático de alfabetização. 2015. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/3133 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.title | Aquisição da língua escrita: o uso da cópia em livro didático de alfabetização | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2722126628502869 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Moura, Ana Paula de Abreu Costa de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1749607244537249 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Scofano, Reuber Gerbassi | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9838212020104691 | pt_BR |
dc.description.resumo | Analisa no livro didático de alfabetização “Vivenciando a Linguagem” as propostas de atividades que contemplam o uso da cópia como apoio a apropriação do sistema de escrita alfabético da Língua Portuguesa. Foram observadas mudanças ocorridas nas práticas de alfabetização, mais especificamente nas últimas três décadas, que envolvem o ensino da leitura e da escrita, motivadas por um ensino que contempla práticas construtivistas e interacionistas. Nesse sentido, busca-se compreender a incidência de atividades que envolvam copiar, e investigar a ocorrência de mudanças nos objetivos de tais propostas, visto haver uma inclinação para se alcançar práticas que contemplem o letramento e que consequentemente forçam a produção de novos materiais didáticos que de fato funcionem como importantes instrumentos de apoio pedagógico em vez de contribuírem com práticas que, mesmo frente aos avanços teóricos na área, ainda contribuam com a manutenção de práticas didáticas tradicionais nas formas de alfabetizar. Foi utilizada como metodologia uma revisão bibliográfica acerca da contextualização da cópia na alfabetização e do uso do livro didático como recurso metodológico, para então efetivamente, revisar e analisar o livro didático em questão. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ACRCamberlin.pdf | 916.85 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.