Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/3133
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Aquisição da língua escrita: o uso da cópia em livro didático de alfabetização
Autor(es)/Inventor(es): Camberlin, Anna Carolina Reis
Tutor: Souza, Marta Lima de
Resumen: Analisa no livro didático de alfabetização “Vivenciando a Linguagem” as propostas de atividades que contemplam o uso da cópia como apoio a apropriação do sistema de escrita alfabético da Língua Portuguesa. Foram observadas mudanças ocorridas nas práticas de alfabetização, mais especificamente nas últimas três décadas, que envolvem o ensino da leitura e da escrita, motivadas por um ensino que contempla práticas construtivistas e interacionistas. Nesse sentido, busca-se compreender a incidência de atividades que envolvam copiar, e investigar a ocorrência de mudanças nos objetivos de tais propostas, visto haver uma inclinação para se alcançar práticas que contemplem o letramento e que consequentemente forçam a produção de novos materiais didáticos que de fato funcionem como importantes instrumentos de apoio pedagógico em vez de contribuírem com práticas que, mesmo frente aos avanços teóricos na área, ainda contribuam com a manutenção de práticas didáticas tradicionais nas formas de alfabetizar. Foi utilizada como metodologia uma revisão bibliográfica acerca da contextualização da cópia na alfabetização e do uso do livro didático como recurso metodológico, para então efetivamente, revisar e analisar o livro didático em questão.
Materia: Educação infantil
Livro didático
Alfabetização
Letramento
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
Unidade de producción: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: nov-2015
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : CAMBERLIN, Anna Carolina. Aquisição da língua escrita: uma análise sobre o uso da cópia em livro didático de alfabetização. 2015. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ACRCamberlin.pdf916.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.