Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/313
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSardinha, Maura Ribeiro-
dc.contributor.authorMagalhães, Adriana Mattos-
dc.date.accessioned2016-05-10T18:06:18Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:32Z-
dc.date.issued2006-06-29-
dc.identifier.citationMAGALHÃES, Adriana Mattos. Guias de viagem como gênero editorial. 2006. 182 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/313-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProdução editorialpt_BR
dc.subjectGuia de viagempt_BR
dc.subjectPublicação turísticapt_BR
dc.titleGuias de viagem como gênero editorialpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7879003858222571pt_BR
dc.contributor.referee1Castro, Paulo César-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4482415757591851pt_BR
dc.contributor.referee2Tavares, Ana Paula-
dc.description.resumoEstudo sobre a natureza editorial dos guias de viagem, obras escritas de caráter utilitário que reúnem informações sobre determinado local – cidade, região, país ou continente – com o objetivo de instruir os turistas que visitam este mesmo local. Com a popularização mundial das viagens de lazer, o segmento de publicações voltadas para o turista experimenta um desenvolvimento acelerado dentro do mercado editorial. Especialmente no Brasil, inexistem estudos que abordem os guias de viagem de um ponto de vista editorial, malgrado a importância crescente deste tipo de obra. A partir de uma revisão da literatura e de um exame detalhado de diversas coleções, é proposto e defendido que os guias de viagem são determinados por quatro parâmetros – público, categorização, estruturação e recomendação – que os tornam produtos culturais únicos dentro do conjunto do mercado editorial para o turista. É produzida ainda uma sugestão de classificação para o gênero, e uma análise acerca da linguagem em guias de viagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Produção editorial

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
parte1 (4 files merged).pdf1.6 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.