Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/313
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Guias de viagem como gênero editorial
Autor(es)/Inventor(es): Magalhães, Adriana Mattos
Tutor: Sardinha, Maura Ribeiro
Resumen: Estudo sobre a natureza editorial dos guias de viagem, obras escritas de caráter utilitário que reúnem informações sobre determinado local – cidade, região, país ou continente – com o objetivo de instruir os turistas que visitam este mesmo local. Com a popularização mundial das viagens de lazer, o segmento de publicações voltadas para o turista experimenta um desenvolvimento acelerado dentro do mercado editorial. Especialmente no Brasil, inexistem estudos que abordem os guias de viagem de um ponto de vista editorial, malgrado a importância crescente deste tipo de obra. A partir de uma revisão da literatura e de um exame detalhado de diversas coleções, é proposto e defendido que os guias de viagem são determinados por quatro parâmetros – público, categorização, estruturação e recomendação – que os tornam produtos culturais únicos dentro do conjunto do mercado editorial para o turista. É produzida ainda uma sugestão de classificação para o gênero, e uma análise acerca da linguagem em guias de viagem.
Materia: Produção editorial
Guia de viagem
Publicação turística
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 29-jun-2006
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : MAGALHÃES, Adriana Mattos. Guias de viagem como gênero editorial. 2006. 182 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Produção editorial

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
parte1 (4 files merged).pdf1.6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.