Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/3141
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Licenciatura e formação de alunos leitores |
Author(s)/Inventor(s): | Costa, Ramalhes Goes da |
Advisor: | Giambiagi, Irene |
Abstract: | A prática do professor de ler literatura infantil para os alunos nos anos iniciais do ensino fundamental, visando a oferecer condições para o desenvolvimento do leitor, é considerada uma atividade de incentivo para que a criança se interesse pelo livro e pela leitura. Nessa perspectiva, é significativo o papel do educador como mediador da leitura na escola pública. Esta pesquisa bibliográfica objetivou responder à seguinte questão: é possível estabelecer relações entre a utilização de livros literários na sala de aula e o desenvolvimento do comportamento leitor no aluno? Entendemos que na realidade das diversas escolas públicas brasileiras ainda é um desafio para os professores formar alunos leitores, pois estes profissionais precisam ter clareza do papel social e cultural da literatura infantil em sala de aula. Salientamos, como afirma Perrotti (1990), que a escola sozinha não constitui uma política de redenção da leitura na sociedade, mas pode colaborar para o encontro do sujeito com o texto literário. |
Keywords: | Educação infántil Ensino fundamental Literatura infantil Livros e leitura |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Production unit: | Faculdade de Educação |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | Aug-2015 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | COSTA, Ramalhes Goes da. Licenciatura e formação de alunos leitores. 2015. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RCosta.pdf | 582.05 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.