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dc.contributor.advisorCruz, Giseli Barreto da-
dc.contributor.authorCoutinho, Ilana Caroline Barbalho-
dc.date.accessioned2017-11-09T12:35:04Z-
dc.date.available2017-11-11T02:00:32Z-
dc.date.issued2015-09-10-
dc.identifier.citationCOUTINHO, Ilana Caroline Barbalho. Estudantes do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFRJ e sua relação com o estágio não obrigatório. 2015. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/3143-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEstágiospt_BR
dc.titleEstudantes do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFRJ e sua relação com o estágio não obrigatóriopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5755499489661099pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Priscila Andrade Magalhães-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5607229413296318pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Marta Lima de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2722126628502869pt_BR
dc.description.resumoInvestiga os sentidos atribuídos por estudantes do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFRJ sobre o estágio não obrigatório (remunerado) e a sua formação docente. Haveria por parte dos discentes um sentido atribuído por eles na diferenciação dos estágios obrigatórios/não obrigatórios (remunerado)? Que sentidos são esses? Qual é o papel do estágio não obrigatório (remunerado) na formação profissional de pedagogos docentes? Seu objetivo consiste em analisar o papel do estágio não obrigatório (remunerado) na formação profissional de pedagogos docentes a partir da captura da percepção atribuída pelos estudantes a esse tipo de estágio. A estratégia metodológica utilizada foi a aplicação de questionário e o referencial teórico foi construído com base nas ideias de Lüdke (2013), Pimenta (2005/2006) e Zeichner (2010). Participaram do estudo 91 discentes entre o 3º e o 10º período do curso. Os resultados indicam que a realização do estágio não obrigatório (remunerado) exerce grande atratividade aos estudantes do curso por questões de ordem financeira e de experiência profissional. Cinco sentidos, em especial, são atribuídos pelos participantes a esse tipo de estágio: preparação; autonomia; responsabilidade; vinculação e liberdade de escolha.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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