Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/3143
| Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Título: | Estudantes do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFRJ e sua relação com o estágio não obrigatório |
| Autor(es)/Inventor(es): | Coutinho, Ilana Caroline Barbalho |
| Orientador: | Cruz, Giseli Barreto da |
| Resumo: | Investiga os sentidos atribuídos por estudantes do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFRJ sobre o estágio não obrigatório (remunerado) e a sua formação docente. Haveria por parte dos discentes um sentido atribuído por eles na diferenciação dos estágios obrigatórios/não obrigatórios (remunerado)? Que sentidos são esses? Qual é o papel do estágio não obrigatório (remunerado) na formação profissional de pedagogos docentes? Seu objetivo consiste em analisar o papel do estágio não obrigatório (remunerado) na formação profissional de pedagogos docentes a partir da captura da percepção atribuída pelos estudantes a esse tipo de estágio. A estratégia metodológica utilizada foi a aplicação de questionário e o referencial teórico foi construído com base nas ideias de Lüdke (2013), Pimenta (2005/2006) e Zeichner (2010). Participaram do estudo 91 discentes entre o 3º e o 10º período do curso. Os resultados indicam que a realização do estágio não obrigatório (remunerado) exerce grande atratividade aos estudantes do curso por questões de ordem financeira e de experiência profissional. Cinco sentidos, em especial, são atribuídos pelos participantes a esse tipo de estágio: preparação; autonomia; responsabilidade; vinculação e liberdade de escolha. |
| Palavras-chave: | Ensino superior Formação de professores Estágios |
| Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
| Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
| Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Data de publicação: | 10-Set-2015 |
| País de publicação: | Brasil |
| Idioma da publicação: | por |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Citação: | COUTINHO, Ilana Caroline Barbalho. Estudantes do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFRJ e sua relação com o estágio não obrigatório. 2015. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. |
| Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ICBCoutinho.pdf | 807.28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.