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dc.contributor.advisorLeher, Roberto-
dc.contributor.authorSantos, Maysa Mary Paulo dos-
dc.date.accessioned2017-11-09T12:47:10Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:50Z-
dc.date.issued2015-09-16-
dc.identifier.citationSANTOS, Maysa Mary Paulo dos. Mais educação: educação integral ou reforço escolar?. 2015. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/3144-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectCurrículo de ensino fundamentalpt_BR
dc.titleMais educação: educação integral ou reforço escolar?pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6873414697016839pt_BR
dc.contributor.referee1Azevedo, Leny Cristina Soares Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4200989031147037pt_BR
dc.contributor.referee2Macedo, Jussara Marques de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1910175226881414pt_BR
dc.description.resumoInvestiga as propostas e finalidades educacionais presentes na implementação do Programa Mais Educação(PME) em quatro escolas municipais, abrangendo os municípios de Duque de Caxias e Queimados. A monografia objetiva trazer reflexões sobre o processo de implementação deste programa criado em 2007, que segundo o discurso oficial, teria as suas bases fundadas na concepção de educação integral, proposição problematizada por autores como (Cavaliere, 2002), que sustenta que o referido programa não institui uma nova dimensão temporal para as escolas, reorganizando o currículo, o plano de carreira dos docentes, redimensionando o espaço e a infraestrutura das escolas, limitando-se a atender parte dos estudantes (tidos como de baixo desempenho ou inseridos em programas de alívio à pobreza) de uma parte das escolas em atividades de contra turno, (notadamente, as de baixo (IDEB), Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007 que funciona como um indicador nacional dos índices e monitoramento da qualidade da Educação brasileira. A presente pesquisa, indaga sobre a finalidade do Programa nas escolas, particularizando a investigação sobre os saberes trabalhados nas oficinas do referido Mais Educação. O estudo foi realizado a partir dos dados coletados na pesquisa de campo pelas observações, entrevistas e questionários realizados com os sujeitos participantes do programa. Os resultados preliminares da pesquisa, confirmam que o programa não assegura efetiva articulação entre os saberes instituídos no turno regular e os saberes em circulação no contraturno.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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