Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/3144
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Mais educação: educação integral ou reforço escolar?
Autor(es)/Inventor(es): Santos, Maysa Mary Paulo dos
Tutor: Leher, Roberto
Resumen: Investiga as propostas e finalidades educacionais presentes na implementação do Programa Mais Educação(PME) em quatro escolas municipais, abrangendo os municípios de Duque de Caxias e Queimados. A monografia objetiva trazer reflexões sobre o processo de implementação deste programa criado em 2007, que segundo o discurso oficial, teria as suas bases fundadas na concepção de educação integral, proposição problematizada por autores como (Cavaliere, 2002), que sustenta que o referido programa não institui uma nova dimensão temporal para as escolas, reorganizando o currículo, o plano de carreira dos docentes, redimensionando o espaço e a infraestrutura das escolas, limitando-se a atender parte dos estudantes (tidos como de baixo desempenho ou inseridos em programas de alívio à pobreza) de uma parte das escolas em atividades de contra turno, (notadamente, as de baixo (IDEB), Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007 que funciona como um indicador nacional dos índices e monitoramento da qualidade da Educação brasileira. A presente pesquisa, indaga sobre a finalidade do Programa nas escolas, particularizando a investigação sobre os saberes trabalhados nas oficinas do referido Mais Educação. O estudo foi realizado a partir dos dados coletados na pesquisa de campo pelas observações, entrevistas e questionários realizados com os sujeitos participantes do programa. Os resultados preliminares da pesquisa, confirmam que o programa não assegura efetiva articulação entre os saberes instituídos no turno regular e os saberes em circulação no contraturno.
Materia: Ensino fundamental
Educação integral
Políticas públicas
Currículo de ensino fundamental
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO
Unidade de producción: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 16-sep-2015
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SANTOS, Maysa Mary Paulo dos. Mais educação: educação integral ou reforço escolar?. 2015. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MMPSantos.pdf834.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.