Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/3145
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | O ensino da virtude amizade por meio da literatura infantil nos anos iniciais do ensino fundamental |
Autor(es)/Inventor(es): | Silva, Jeniffer Sthepanie Barboza da |
Orientador: | Lins, Maria Judith Sucupira da Costa |
Resumo: | Analisa as probabilidades do livro paradidático “Os Colegas” da premiada escritora brasileira Lygia Bojunga. São apresentados elementos que nos permitem afirmar que esta obra literária proporciona importante contribuição para o ensino da virtude amizade. Destacamos elementos no livro que possam favorecer a aprendizagem desta virtude, considerada fundamental para Aristóteles para o exercício da cidadania. Esta pesquisa de cunho teórico documental considera como hipótese de trabalho analisar o citado livro em confronto com a obra de Aristóteles (384-322 a. C, 2009) intitulada Ética a Nicômaco, de modo que possamos extrair indicadores da validade desta literatura infantil. Além da obra deste filósofo, usaremos ainda como apoio o pensamento de MacIntyre (2001) e Sucupira Lins (2007, 2014). O estudo se deu a partir da observação sobre o estado de desordem moral apontada pelo filósofo Alasdair MacIntyre (2001) nas sociedades modernas. O mesmo autor afirma que este padrão comportamental está diretamente ligado ao emotivismo, que é uma forma de agir calcada no prazer e na opinião pessoal. Este autor destaca a importância do ensino das virtudes aristotélicas como proposta de vida social, visando relações sociais saudáveis. A educação é um processo de transformação do ser humano pelo qual a escola também é responsável e cuja finalidade é o desenvolvimento integral do cidadão (SUCUPIRA LINS, 2014). Por isso, a presente monografia revela a importância de o educador estar atento ao desenvolvimento do ensino/aprendizado para que haja sucesso na prática da construção de comportamentos baseados em virtude. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) recomendam que o trabalho realizado pela escola possibilite o ensino de ética por meio dos Temas Transversais. Devido a esta orientação, destacamos a utilização da obra literária infantil já mencionada como importante ferramenta para o ensino de valores éticos e morais para as crianças, entendendo a relevância do mesmo material para proporcionar prazer literário e diversão, o que também torna o ensino formativo lúdico, interativo e descontraído. Concluímos, a partir da análise das falas dos personagens do livro estudado, que existe a probabilidade das crianças aprenderem a virtude da amizade por meio desta literatura. |
Palavras-chave: | Ensino fundamental Literatura infantil Filosofia da educação Valores sociais |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::UNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO |
Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | Out-2015 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | SILVA, Jeniffer Stephanie Barboza da. O ensino da virtude amizade por meio da literatura infantil nos anos iniciais do ensino fundamental. 2015. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JSBSilva.pdf | 266.53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.