Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/3147
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorScofano, Reuber Gerbassi-
dc.contributor.authorBento, Rosení Maria do Nascimento-
dc.date.accessioned2017-11-09T13:20:17Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:50Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationBENTO, Rosení Maria do Nascimento. A avaliação educacional proposta por Luckesi e sua contribuição para a educação de jovens e adultos. 2015. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/3147-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectAvaliação educaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleA avaliação educacional proposta por Luckesi e sua contribuição para a educação de jovens e adultospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9838212020104691pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Moura, Ana Paula Abreu-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1749607244537249pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Elaine Constant Pereira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8152875687861200pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Marta Lima de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2722126628502869pt_BR
dc.description.resumoAbordar a teoria de Luckesi sobre avaliação educacional e sua possível contribuição para a Educação de Jovens e Adultos, de modo a compreender a proposta avaliativa do autor, visando a atender o princípio da adequação desta à realidade cultural e subjetiva dos jovens e adultos. A metodologia utilizada para realização da pesquisa é de caráter qualitativo, pautando-se numa abordagem bibliográfica, acrescida de observações feitas em dois espaços distintos: disciplina de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado da EJA e Curso de Extensão “Educação Popular no Luar”. Diante disso, abordamos o Histórico da Educação de Jovens e Adultos, a partir dos anos 60, tendo como objetivo acompanhar a trajetória da EJA, o processo de avaliação e sua prática nos dias atuais, mostrando como o aluno se sente com relação às provas escritas. A nossa intenção no decorrer do trabalho também é apresentar as propostas de avaliação de Luckesi e colaborar com sugestões para se pensar numa outra prática de avaliação, onde o aluno da EJA e professor sejam autores do processo, valorizando o diálogo, a compreensão, o conhecimento, a cultura, e o respeito, de maneira que o ensino e a avaliação passem a ser algo de natureza transformadora e desafiante para educador e educando.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEMpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RMN Bento.pdf890.62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.