Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/3147
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Scofano, Reuber Gerbassi | - |
dc.contributor.author | Bento, Rosení Maria do Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2017-11-09T13:20:17Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:03:50Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | BENTO, Rosení Maria do Nascimento. A avaliação educacional proposta por Luckesi e sua contribuição para a educação de jovens e adultos. 2015. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/3147 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Avaliação educação | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | A avaliação educacional proposta por Luckesi e sua contribuição para a educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9838212020104691 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Moura, Ana Paula Abreu | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1749607244537249 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Souza, Elaine Constant Pereira de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8152875687861200 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Souza, Marta Lima de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2722126628502869 | pt_BR |
dc.description.resumo | Abordar a teoria de Luckesi sobre avaliação educacional e sua possível contribuição para a Educação de Jovens e Adultos, de modo a compreender a proposta avaliativa do autor, visando a atender o princípio da adequação desta à realidade cultural e subjetiva dos jovens e adultos. A metodologia utilizada para realização da pesquisa é de caráter qualitativo, pautando-se numa abordagem bibliográfica, acrescida de observações feitas em dois espaços distintos: disciplina de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado da EJA e Curso de Extensão “Educação Popular no Luar”. Diante disso, abordamos o Histórico da Educação de Jovens e Adultos, a partir dos anos 60, tendo como objetivo acompanhar a trajetória da EJA, o processo de avaliação e sua prática nos dias atuais, mostrando como o aluno se sente com relação às provas escritas. A nossa intenção no decorrer do trabalho também é apresentar as propostas de avaliação de Luckesi e colaborar com sugestões para se pensar numa outra prática de avaliação, onde o aluno da EJA e professor sejam autores do processo, valorizando o diálogo, a compreensão, o conhecimento, a cultura, e o respeito, de maneira que o ensino e a avaliação passem a ser algo de natureza transformadora e desafiante para educador e educando. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RMN Bento.pdf | 890.62 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.