Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/3147
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A avaliação educacional proposta por Luckesi e sua contribuição para a educação de jovens e adultos
Autor(es)/Inventor(es): Bento, Rosení Maria do Nascimento
Orientador: Scofano, Reuber Gerbassi
Coorientador: Moura, Ana Paula Abreu
Resumo: Abordar a teoria de Luckesi sobre avaliação educacional e sua possível contribuição para a Educação de Jovens e Adultos, de modo a compreender a proposta avaliativa do autor, visando a atender o princípio da adequação desta à realidade cultural e subjetiva dos jovens e adultos. A metodologia utilizada para realização da pesquisa é de caráter qualitativo, pautando-se numa abordagem bibliográfica, acrescida de observações feitas em dois espaços distintos: disciplina de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado da EJA e Curso de Extensão “Educação Popular no Luar”. Diante disso, abordamos o Histórico da Educação de Jovens e Adultos, a partir dos anos 60, tendo como objetivo acompanhar a trajetória da EJA, o processo de avaliação e sua prática nos dias atuais, mostrando como o aluno se sente com relação às provas escritas. A nossa intenção no decorrer do trabalho também é apresentar as propostas de avaliação de Luckesi e colaborar com sugestões para se pensar numa outra prática de avaliação, onde o aluno da EJA e professor sejam autores do processo, valorizando o diálogo, a compreensão, o conhecimento, a cultura, e o respeito, de maneira que o ensino e a avaliação passem a ser algo de natureza transformadora e desafiante para educador e educando.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Avaliação educação
Aprendizagem
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2015
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: BENTO, Rosení Maria do Nascimento. A avaliação educacional proposta por Luckesi e sua contribuição para a educação de jovens e adultos. 2015. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RMN Bento.pdf890.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.