Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/3159
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Fragmentos de um discurso psiquiátrico: representações de transtornos mentais na literatura autobiográfica e sua repercussão na internet
Autor(es)/Inventor(es): Fraga, Isabela Machado de Oliveira
Tutor: Freire Filho, João
Resumen: Analisa as representações de transtornos psiquiátricos na literatura autobiográfica, bem como a repercussão dessas obras em fóruns e blogs virtuais compostos por pessoas também diagnosticadas com tais doenças. A ideia é entender os tipos de pessoas – ou seja, de subjetividades – inventados pela dinâmica de classificação de um transtorno psiquiátrico, quer ele seja real ou construído. Invenção aqui não com sentido pejorativo de falso, apenas como indicação de que são modos de ser depressivos, bipolares e tantos outros diferentes de quando não havia essas classificações. A análise enfocará dois livros: O demônio do meio-dia: uma anatomia da depressão (Andrew Solomon, 2001); e Não sou uma só: diário de uma bipolar (Marina W., 2006). Para o primeiro, norte-americano, a análise da repercussão será feita a partir do fórum de língua inglesa Depression Forums. Como não há fórum brasileiro ativo sobre transtorno bipolar, a repercussão na internet do livro nacional será estudada a partir de posts e comentários de blogs sobre o assunto.
Materia: Análise do discurso
Autobiografias
Internet
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 7-jul-2011
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : FRAGA, Isabela Machado de Oliveira. Fragmentos de um discurso psiquiátrico: representações de transtornos mentais na literatura autobiográfica e na internet. 2011. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
IFraga.pdf614.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.