Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/3162
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Mídia política e gênero: Dilma Rousseff e as mulheres políticas no noticiário
Autor(es)/Inventor(es): Assis, Carolina Silva de
Tutor: Soares, Raquel Paiva de Araújo
Resumen: Investiga a representação das mulheres políticas no noticiário, discutindo como os enquadramentos baseados em estereótipos de gênero podem condicionar e constranger a atuação política feminina. Procura-se focar a abordagem da relação entre comunicação e política na questão da representação midiática como momento de representação política e no papel do jornalismo nas agendas pública e política. Apresenta-se uma leitura da cobertura jornalística de três momentos da trajetória política de Dilma Rousseff nos jornais O Globo e Folha de São Paulo, procurando observar os estereótipos de gênero na representação da atual presidenta. O trabalho discute também o panorama atual da atuação política feminina no Brasil e como o pluralismo de perspectivas na mídia pode colaborar para a inclusão política de minorias sociais.
Materia: Jornalismo impresso
Jornalismo político
Gênero
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 5-jul-2011
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : ASSIS, Carolina Silva de. Mídia, Política e Gênero - Dilma Rousseff e as mulheres políticas no noticiário. 2011. 163 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CSAssis.pdf11.71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.