Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/3163
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSouza, Marta Lima de-
dc.contributor.authorArantes, Tainara de Castro Lorena-
dc.date.accessioned2017-11-13T12:30:29Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:51Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationARANTES, Tainara de Castro Lorena. O processo de ensino e aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos frente à formação pedagógica dos professores e as experiências de vida dos alunos. 2015. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/3163-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleO processo de ensino e aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos frente à formação pedagógica dos professores e as experiências de vida dos alunospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2722126628502869pt_BR
dc.contributor.referee1Scofano, Reuber Gerbassi-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9838212020104691pt_BR
dc.contributor.referee2Giambiagi, Irene-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1676165553343258pt_BR
dc.description.resumoO objetivo é compreender como as experiências de vida dos alunos entram, dialogam e contribuem no processo de ensino e aprendizagem, em especial na prática pedagógica do professor, frente a sua formação pedagógica. Reconhecendo que a EJA é uma modalidade de ensino, que atende alunos que já passaram por diferentes experiências de vida na escola e fora dela, defendemos que essas experiências não podem ficar excluídas do processo de ensino e aprendizagem, uma vez que elas contribuem para a descoberta e a construção de novos conhecimentos. Desta forma, buscamos investigar, por meio de entrevistas semiestruturadas e gravadas em áudio com os alunos e a professores, se os primeiros compartilham suas experiências de vida em sala, se as experiências contribuem no processo de ensino e aprendizagem e se a formação pedagógica recebida pelos professores dialóga com sua prática e com as experiências dos alunos. Para compreender as questões deste estudo, principalmente sobre o processo de ensino e aprendizagem, as experiências de vida dos alunos e a formação dos professores trouxemos a contribuição de teóricos como Freire (1996), Thompson (2002), Vera Barreto e José Barreto (2005) e muitos outros. Assim compreendendo que a escola deve atenuar os efeitos que caracterizam a exclusão ou que exclua o indivíduo por conta de suas particularidades, consideramos que as experiências de vida contribuem para o processo de ensino e aprendizagem, colaborando para que o indivíduo se torne cada vez mais interessado e participativo no espaço escolar, além de somar em seu desenvolvimento, na descoberta de novos conhecimentos e na prática pedagógica do professor.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TEORIAS DA INSTRUCAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCArantes.pdf603.02 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.