Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/3163
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Souza, Marta Lima de | - |
dc.contributor.author | Arantes, Tainara de Castro Lorena | - |
dc.date.accessioned | 2017-11-13T12:30:29Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:03:51Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | ARANTES, Tainara de Castro Lorena. O processo de ensino e aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos frente à formação pedagógica dos professores e as experiências de vida dos alunos. 2015. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/3163 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | O processo de ensino e aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos frente à formação pedagógica dos professores e as experiências de vida dos alunos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2722126628502869 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Scofano, Reuber Gerbassi | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9838212020104691 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Giambiagi, Irene | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1676165553343258 | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo é compreender como as experiências de vida dos alunos entram, dialogam e contribuem no processo de ensino e aprendizagem, em especial na prática pedagógica do professor, frente a sua formação pedagógica. Reconhecendo que a EJA é uma modalidade de ensino, que atende alunos que já passaram por diferentes experiências de vida na escola e fora dela, defendemos que essas experiências não podem ficar excluídas do processo de ensino e aprendizagem, uma vez que elas contribuem para a descoberta e a construção de novos conhecimentos. Desta forma, buscamos investigar, por meio de entrevistas semiestruturadas e gravadas em áudio com os alunos e a professores, se os primeiros compartilham suas experiências de vida em sala, se as experiências contribuem no processo de ensino e aprendizagem e se a formação pedagógica recebida pelos professores dialóga com sua prática e com as experiências dos alunos. Para compreender as questões deste estudo, principalmente sobre o processo de ensino e aprendizagem, as experiências de vida dos alunos e a formação dos professores trouxemos a contribuição de teóricos como Freire (1996), Thompson (2002), Vera Barreto e José Barreto (2005) e muitos outros. Assim compreendendo que a escola deve atenuar os efeitos que caracterizam a exclusão ou que exclua o indivíduo por conta de suas particularidades, consideramos que as experiências de vida contribuem para o processo de ensino e aprendizagem, colaborando para que o indivíduo se torne cada vez mais interessado e participativo no espaço escolar, além de somar em seu desenvolvimento, na descoberta de novos conhecimentos e na prática pedagógica do professor. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TEORIAS DA INSTRUCAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCArantes.pdf | 603.02 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.