Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/3163
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | O processo de ensino e aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos frente à formação pedagógica dos professores e as experiências de vida dos alunos |
Autor(es)/Inventor(es): | Arantes, Tainara de Castro Lorena |
Orientador: | Souza, Marta Lima de |
Resumo: | O objetivo é compreender como as experiências de vida dos alunos entram, dialogam e contribuem no processo de ensino e aprendizagem, em especial na prática pedagógica do professor, frente a sua formação pedagógica. Reconhecendo que a EJA é uma modalidade de ensino, que atende alunos que já passaram por diferentes experiências de vida na escola e fora dela, defendemos que essas experiências não podem ficar excluídas do processo de ensino e aprendizagem, uma vez que elas contribuem para a descoberta e a construção de novos conhecimentos. Desta forma, buscamos investigar, por meio de entrevistas semiestruturadas e gravadas em áudio com os alunos e a professores, se os primeiros compartilham suas experiências de vida em sala, se as experiências contribuem no processo de ensino e aprendizagem e se a formação pedagógica recebida pelos professores dialóga com sua prática e com as experiências dos alunos. Para compreender as questões deste estudo, principalmente sobre o processo de ensino e aprendizagem, as experiências de vida dos alunos e a formação dos professores trouxemos a contribuição de teóricos como Freire (1996), Thompson (2002), Vera Barreto e José Barreto (2005) e muitos outros. Assim compreendendo que a escola deve atenuar os efeitos que caracterizam a exclusão ou que exclua o indivíduo por conta de suas particularidades, consideramos que as experiências de vida contribuem para o processo de ensino e aprendizagem, colaborando para que o indivíduo se torne cada vez mais interessado e participativo no espaço escolar, além de somar em seu desenvolvimento, na descoberta de novos conhecimentos e na prática pedagógica do professor. |
Palavras-chave: | Educação de jovens e adultos Formação de professores Prática de ensino Aprendizagem |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TEORIAS DA INSTRUCAO |
Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2015 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | ARANTES, Tainara de Castro Lorena. O processo de ensino e aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos frente à formação pedagógica dos professores e as experiências de vida dos alunos. 2015. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCArantes.pdf | 603.02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.