Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/3164
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Macedo, Jussara Marques de | - |
dc.contributor.author | Santos, Rita de Cássia Silva dos | - |
dc.date.accessioned | 2017-11-13T12:40:46Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:03:51Z | - |
dc.date.issued | 2015-10-20 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Rita de Cássia Silva dos. Escola públicas: espaço de reprodução ou transformação?. 2015. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/3164 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Escola pública | pt_BR |
dc.subject | Educação e estado | pt_BR |
dc.subject | Ideologia | pt_BR |
dc.title | Escola públicas: espaço de reprodução ou transformação? | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1910175226881414 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ramos, Moacyr Salles | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8609117727734819 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Moura, Ana Paula de Abreu Costa de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1749607244537249 | pt_BR |
dc.description.resumo | Tendo em vista uma realidade educacional, onde a escola se apresenta com uma proposta dualista, ou seja, uma educação diferenciada para a classe trabalhadora e outra para a classe dominante, nos propusemos a estudar de que maneira a escola pública brasileira vem contribuindo para a perpetuação desta lógica da reprodução. Nosso objetivo foi analisar a escola enquanto um Aparelho Ideológico do Estado (AIE) na medida em que reforça a exclusão social, contribuindo para a sociedade de classes. Para tal, tentamos utilizar o materialismo histórico dialético como metodologia da nossa pesquisa, uma vez que ele permite analisar a realidade além de sua aparência, entendendo o fenômeno através da sua essência. Como referencial empírico, tomamos por referência as Leis 5.692/71 e 9.394/96. Como resultado da pesquisa, verificamos que o Estado brasileiro, por meio da sua política de formação para a classe trabalhadora, reproduz as desigualdades de classe por meio da educação diferenciada. Concluímos que a educação está a serviço do capitalismo por meio da sua lógica excludente e desigual. Em contrapartida, apresentamos como alternativa, uma educação voltada para a emancipação humana, baseada na construção de uma sociedade efetivamente livre e igual. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RCSSantos.pdf | 606.03 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.