Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/3164
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Escola públicas: espaço de reprodução ou transformação? |
Autor(es)/Inventor(es): | Santos, Rita de Cássia Silva dos |
Tutor: | Macedo, Jussara Marques de |
Resumen: | Tendo em vista uma realidade educacional, onde a escola se apresenta com uma proposta dualista, ou seja, uma educação diferenciada para a classe trabalhadora e outra para a classe dominante, nos propusemos a estudar de que maneira a escola pública brasileira vem contribuindo para a perpetuação desta lógica da reprodução. Nosso objetivo foi analisar a escola enquanto um Aparelho Ideológico do Estado (AIE) na medida em que reforça a exclusão social, contribuindo para a sociedade de classes. Para tal, tentamos utilizar o materialismo histórico dialético como metodologia da nossa pesquisa, uma vez que ele permite analisar a realidade além de sua aparência, entendendo o fenômeno através da sua essência. Como referencial empírico, tomamos por referência as Leis 5.692/71 e 9.394/96. Como resultado da pesquisa, verificamos que o Estado brasileiro, por meio da sua política de formação para a classe trabalhadora, reproduz as desigualdades de classe por meio da educação diferenciada. Concluímos que a educação está a serviço do capitalismo por meio da sua lógica excludente e desigual. Em contrapartida, apresentamos como alternativa, uma educação voltada para a emancipação humana, baseada na construção de uma sociedade efetivamente livre e igual. |
Materia: | Escola pública Educação e estado Ideologia |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO |
Unidade de producción: | Faculdade de Educação |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 20-oct-2015 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | SANTOS, Rita de Cássia Silva dos. Escola públicas: espaço de reprodução ou transformação?. 2015. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
RCSSantos.pdf | 606.03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.