Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/3188
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Marques, Jucinato de Sequeira | - |
dc.contributor.author | Pinto, Suzana Teixeira | - |
dc.date.accessioned | 2017-11-16T11:41:25Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:03:51Z | - |
dc.date.issued | 2015-08 | - |
dc.identifier.citation | PINTO, Suzana Teixeira. Reordenamento da Instrução Pública na Primeira República: o caso da Reforma Benjamin Constant (1980). 2015. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/3188 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Reforma do ensino | pt_BR |
dc.subject | História da educação | pt_BR |
dc.subject | Currículos e programas | pt_BR |
dc.title | Reordenamento da instrução pública na primeira República: o caso da Reforma Benjamin Constant (1890) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5756081712628185 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cruz, Giseli Barreto da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5755499489661099 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Amaral, Daniela Patti do | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4763703869569847 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo tem como finalidade compreender o reordenamento da instrução pública nos primeiros anos republicanos a partir do advento da Reforma Benjamin Constant. Para isso, pretende: 1) Conhecer os principais aspectos históricos que marcam a passagem do período monárquico para o republicano; 2) Conhecer o papel que a instrução pública, à época, assumiu no estabelecimento de uma nova ordem social; 3) Analisar o Decreto nº 981, de 8 de novembro de 1890, que reformou a instrução pública no país. O estudo fundamenta-se principalmente com as contribuições dos autores Faria Filho (1998), Magalhães (2004) e Torres (2010). Tomou-se como instrumento de análise o Decreto nº 981, de 8 de novembro de 1890, que regulamenta o funcionamento da instrução primária e secundária do Distrito Federal. Os dados analisados, bem como a literatura revisitada, apontam os primeiros anos da República como um momento de construção de uma nova ordem social e a escola como a instituição legitimada para promover os valores, paradigmas e elementos que impulsionam a ordem, o progresso e a civilidade no novo padrão societário republicano. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
STeixeira.pdf | 486.52 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.