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dc.contributor.advisorMarques, Jucinato de Sequeira-
dc.contributor.authorPinto, Suzana Teixeira-
dc.date.accessioned2017-11-16T11:41:25Z-
dc.date.available2017-11-18T02:00:39Z-
dc.date.issued2015-08-
dc.identifier.citationPINTO, Suzana Teixeira. Reordenamento da Instrução Pública na Primeira República: o caso da Reforma Benjamin Constant (1980). 2015. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/3188-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectReforma do ensinopt_BR
dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
dc.subjectCurrículos e programaspt_BR
dc.titleReordenamento da instrução pública na primeira República: o caso da Reforma Benjamin Constant (1890)pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5756081712628185pt_BR
dc.contributor.referee1Cruz, Giseli Barreto da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5755499489661099pt_BR
dc.contributor.referee2Amaral, Daniela Patti do-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4763703869569847pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem como finalidade compreender o reordenamento da instrução pública nos primeiros anos republicanos a partir do advento da Reforma Benjamin Constant. Para isso, pretende: 1) Conhecer os principais aspectos históricos que marcam a passagem do período monárquico para o republicano; 2) Conhecer o papel que a instrução pública, à época, assumiu no estabelecimento de uma nova ordem social; 3) Analisar o Decreto nº 981, de 8 de novembro de 1890, que reformou a instrução pública no país. O estudo fundamenta-se principalmente com as contribuições dos autores Faria Filho (1998), Magalhães (2004) e Torres (2010). Tomou-se como instrumento de análise o Decreto nº 981, de 8 de novembro de 1890, que regulamenta o funcionamento da instrução primária e secundária do Distrito Federal. Os dados analisados, bem como a literatura revisitada, apontam os primeiros anos da República como um momento de construção de uma nova ordem social e a escola como a instituição legitimada para promover os valores, paradigmas e elementos que impulsionam a ordem, o progresso e a civilidade no novo padrão societário republicano.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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