Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/3188
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Reordenamento da instrução pública na primeira República: o caso da Reforma Benjamin Constant (1890) |
Autor(es)/Inventor(es): | Pinto, Suzana Teixeira |
Orientador: | Marques, Jucinato de Sequeira |
Resumo: | O presente estudo tem como finalidade compreender o reordenamento da instrução pública nos primeiros anos republicanos a partir do advento da Reforma Benjamin Constant. Para isso, pretende: 1) Conhecer os principais aspectos históricos que marcam a passagem do período monárquico para o republicano; 2) Conhecer o papel que a instrução pública, à época, assumiu no estabelecimento de uma nova ordem social; 3) Analisar o Decreto nº 981, de 8 de novembro de 1890, que reformou a instrução pública no país. O estudo fundamenta-se principalmente com as contribuições dos autores Faria Filho (1998), Magalhães (2004) e Torres (2010). Tomou-se como instrumento de análise o Decreto nº 981, de 8 de novembro de 1890, que regulamenta o funcionamento da instrução primária e secundária do Distrito Federal. Os dados analisados, bem como a literatura revisitada, apontam os primeiros anos da República como um momento de construção de uma nova ordem social e a escola como a instituição legitimada para promover os valores, paradigmas e elementos que impulsionam a ordem, o progresso e a civilidade no novo padrão societário republicano. |
Palavras-chave: | Reforma do ensino História da educação Currículos e programas |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO |
Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | Ago-2015 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | PINTO, Suzana Teixeira. Reordenamento da Instrução Pública na Primeira República: o caso da Reforma Benjamin Constant (1980). 2015. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
STeixeira.pdf | 486.52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.