Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/3198
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLoureiro, Carlos Frederico Bernardo-
dc.contributor.authorPortela, Beatriz de Oliveira-
dc.date.accessioned2017-11-27T11:52:51Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:14Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationPORTELA, Beatriz de Oliveira. A importância da educação ambiental no currículo da educação infantil: desafios e perspectivas. 2016. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/3198-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectCurrículo de ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.titleA importância da educação ambiental no currículo da educação infantil: desafios e perspectivaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5548225546111298pt_BR
dc.description.resumoAnalisa a presença da educação ambiental na educação infantil, e discutiu sua importância atual no currículo escolar desse nível de escolaridade. A relevância deste tema assumiu importante função na sociedade, à medida que a educação ambiental possibilita a conscientização das pessoas para suas práticas e pensamentos diários e para sua inserção na vida social e pública, provocando mudanças coletivas e nos hábitos e comportamentos relativos ao modo como se relacionam com o meio ambiente e outros seres viventes nele. A educação ambiental caracteriza-se por ser um processo contínuo, levando o ser humano a compreender as relações entre a sociedade e a natureza, assim como a pensar mecanismos sustentáveis que desafiam a sociedade devastadora da qual fazemos parte. Devido a sua magnitude, torna-se indispensável em todos os níveis do aprendizado, devendo ter o seu início na educação Infantil, considerada a primeira etapa da educação, e de grande importância para o desenvolvimento humano. Para cumprir o objetivo do trabalho monográfico, buscou-se alicerce em legislações ambientais, artigos científicos, pesquisa de campo e experiência pessoal da autora. E ainda foi aplicado um questionário com educadores sobre a importância da inclusão da educação ambiental no currículo de educação infantil. Tanto a pesquisa bibliográfica quanto o estudo de caso evidenciam que é preciso garantir políticas públicas de educação, destacadamente de formação, e inserir no contexto da educação infantil novas questões relativas à problemática ambiental, de modo continuado. Por fim, se identifica que é importante a promoção do envolvimento de todos educadores e alunos no sentido de garantir o cumprimento das finalidades da EA no contexto escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BOPortela.pdf616.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.