Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/3198
| Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Título: | A importância da educação ambiental no currículo da educação infantil: desafios e perspectivas |
| Autor(es)/Inventor(es): | Portela, Beatriz de Oliveira |
| Orientador: | Loureiro, Carlos Frederico Bernardo |
| Resumo: | Analisa a presença da educação ambiental na educação infantil, e discutiu sua importância atual no currículo escolar desse nível de escolaridade. A relevância deste tema assumiu importante função na sociedade, à medida que a educação ambiental possibilita a conscientização das pessoas para suas práticas e pensamentos diários e para sua inserção na vida social e pública, provocando mudanças coletivas e nos hábitos e comportamentos relativos ao modo como se relacionam com o meio ambiente e outros seres viventes nele. A educação ambiental caracteriza-se por ser um processo contínuo, levando o ser humano a compreender as relações entre a sociedade e a natureza, assim como a pensar mecanismos sustentáveis que desafiam a sociedade devastadora da qual fazemos parte. Devido a sua magnitude, torna-se indispensável em todos os níveis do aprendizado, devendo ter o seu início na educação Infantil, considerada a primeira etapa da educação, e de grande importância para o desenvolvimento humano. Para cumprir o objetivo do trabalho monográfico, buscou-se alicerce em legislações ambientais, artigos científicos, pesquisa de campo e experiência pessoal da autora. E ainda foi aplicado um questionário com educadores sobre a importância da inclusão da educação ambiental no currículo de educação infantil. Tanto a pesquisa bibliográfica quanto o estudo de caso evidenciam que é preciso garantir políticas públicas de educação, destacadamente de formação, e inserir no contexto da educação infantil novas questões relativas à problemática ambiental, de modo continuado. Por fim, se identifica que é importante a promoção do envolvimento de todos educadores e alunos no sentido de garantir o cumprimento das finalidades da EA no contexto escolar. |
| Palavras-chave: | Educação infantil Educação ambiental Currículo de ensino fundamental Sustentabilidade |
| Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO |
| Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
| Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Data de publicação: | 2016 |
| País de publicação: | Brasil |
| Idioma da publicação: | por |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Citação: | PORTELA, Beatriz de Oliveira. A importância da educação ambiental no currículo da educação infantil: desafios e perspectivas. 2016. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
| Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| BOPortela.pdf | 616.75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.