Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/319
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A coleção infantil A Menina Elástica
Autor(es)/Inventor(es): Cruz, Anastha Machado
Tutor: Feijó, Mário
Resumen: Esse trabalho de conclusão de curso é um projeto experimental, uma coleção de livros infantis intitulada “Menina Elástica”. A coleção, cujo público-alvo é o grupo de crianças de cinco a oito anos, conta as peripécias da personagem homônima, de sete anos, pretendendo mostrar às crianças de forma divertida as confusões que podem surgir de simples brincadeiras ou atos, como fazer um remédio caseiro. Ou seja, orientá-las sobre o que pode ou não ser feito e por que, procurando evitar os problemas possíveis nessa fase de formação. O projeto se divide em duas partes: uma boneca de um exemplar da coleção, “O remédio da Menina Elástica”; e um relatório teórico sobre a produção desse exemplar e definição das características da coleção. Com exceção das ilustrações de página inteira, todas as etapas do processo são realizadas pela autora desse trabalho. A coleção é composta de cinco títulos. Cada título contém 24 páginas, possui o formato de 19 x 19 cm, policromia, ilustrações com um peso maior que o texto (texto à esquerda, ilustrações de página inteira à direita e algumas menores na esquerda, intercaladas com o texto), e acabamento em grampo canoa. No relatório estão descritos os processos de decisões editoriais sobre a definição da estrutura da coleção, produção do texto literário e demais textos necessários (quarta capa, créditos etc.), definição do projeto gráfico e das características principais da ilustração, a terceirização das ilustrações, decisões de produção, e composição da boneca. Todas as decisões pertinentes ao desenvolvimento desse projeto são embasadas teoricamente.
Materia: Produção editorial
Livro infantil
Literatura infantil
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 3-dic-2009
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : Cruz, Anastha Machado. A coleção infantil A Menina Elástica. 2009. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Produção editorial

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
relatório.pdf1.93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.