Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/3201
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A família na escola: o olhar da família sobre uma escola municipal
Author(s)/Inventor(s): Santos, Bruna Narciso Rodrigues dos
Advisor: Fernández, Silvina Julia
Abstract: Investiga a visão das famílias sobre as mudanças na gestão e organização escolar, assim como sobre os efeitos destas mudanças na aprendizagem dos educandos, em uma escola da zona norte da cidade do Rio de Janeiro. Com essa investigação busca-se problematizar a relação família-escola no desenvolvimento pedagógico do educando de acordo com os acontecimentos da escola em questão. Com esse intuito, focamos na relação da família com a escola e as possíveis interferências destas no processo de aprendizagem. A pesquisa desenvolveu-se como estudo de caso e utilizou como instrumentos: entrevista, observação participante e enquetes, no segundo semestre de 2015. Como resultado obteve-se grande participação das famílias respondendo e falando um pouco mais de suas vivências. Percebesse que a escola vem traçando um caminho de aproximação das famílias, porém algumas barreiras devem ser vencidas, como a compreensão das responsabilidades específicas de cada grupo social, escola e família, na aprendizagem dos alunos.
Keywords: Ensino fundamental
Escola pública
Escola e família
Gestão escolar
Aprendizagem
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Department : Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2016
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SANTOS, Bruna Narciso Rodrigues dos. A família na escola: o olhar da família sobre uma escola municipal. 2016. 59 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BNRSantos.pdf853 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.