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dc.contributor.advisorScofano, Reuber Gerbassi-
dc.contributor.authorSantos, Ana Caroline da Costa do Amaral dos-
dc.date.accessioned2017-11-27T13:08:30Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:15Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSANTOS, Ana Caroline da Costa do Amaral dos. Os conflitos do cotidiano escolar e perspectivas de mudança. 2016. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/3202-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectSocializaçãopt_BR
dc.titleOs conflitos do cotidiano escolar e perspectivas de mudançapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9838212020104691pt_BR
dc.contributor.referee1Fernández, Silvina Julia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4031711541635511pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Marta Lima de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2722126628502869pt_BR
dc.description.resumoApresenta uma reflexão sobre o cotidiano escolar influenciado pela política e atual crise da ideologia capitalista existente na sociedade brasileira. Esta política através de órgãos internacionais utiliza a escola como mecanismo de dominação de classes, cria e modifica os documentos educacionais, gera exclusão e apropriação do conhecimento e riqueza a poucos, causando a crise da escola atual. Buscamos analisar os conflitos sociais, políticos e econômicos que estão relacionados e refletem na escola, para isso, precisamos olhar para sua formação a partir de sua história, e constatamos que esta nasceu atrelada a estes conflitos, portanto não foram criados a partir dela, porém dentro dela. A educação está ligada a vida em sociedade, e a escola é uma das formas de se promover a socialização. A partir desta constatação refletimos sobre a educação abrangendo o sistema escolar, a escola como ambiente, e a profissão docente, sabendo que estes são indissociáveis, mas, com interesse em propor estratégias e ações ao educador na sala de aula que possam contribuir para uma educação de qualidade, ética e cidadã, que supere toda crise estabelecida.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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