Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/3202
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Os conflitos do cotidiano escolar e perspectivas de mudança
Autor(es)/Inventor(es): Santos, Ana Caroline da Costa do Amaral dos
Tutor: Scofano, Reuber Gerbassi
Resumen: Apresenta uma reflexão sobre o cotidiano escolar influenciado pela política e atual crise da ideologia capitalista existente na sociedade brasileira. Esta política através de órgãos internacionais utiliza a escola como mecanismo de dominação de classes, cria e modifica os documentos educacionais, gera exclusão e apropriação do conhecimento e riqueza a poucos, causando a crise da escola atual. Buscamos analisar os conflitos sociais, políticos e econômicos que estão relacionados e refletem na escola, para isso, precisamos olhar para sua formação a partir de sua história, e constatamos que esta nasceu atrelada a estes conflitos, portanto não foram criados a partir dela, porém dentro dela. A educação está ligada a vida em sociedade, e a escola é uma das formas de se promover a socialização. A partir desta constatação refletimos sobre a educação abrangendo o sistema escolar, a escola como ambiente, e a profissão docente, sabendo que estes são indissociáveis, mas, com interesse em propor estratégias e ações ao educador na sala de aula que possam contribuir para uma educação de qualidade, ética e cidadã, que supere toda crise estabelecida.
Materia: Educação infantil
Políticas públicas
Socialização
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
Unidade de producción: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2016
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SANTOS, Ana Caroline da Costa do Amaral dos. Os conflitos do cotidiano escolar e perspectivas de mudança. 2016. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ACSantos.pdf457.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.